segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

OS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Os espaços escolares, conhecidos também por áreas de estimulação ou cantinhos proporcionam um importante papel no aprendizado da criança. Sendo um elemento essencial no currículo, os espaços contribuem para que muitos mundos caibam numa sala de aula.
Com base no Referencial Nacional Curricular de Educação Infantil, os espaços com a interação da ação brincar perpassa tanto o conhecimento de mundo quanto a formação pessoal e social da criança.
Os espaços numa Unidade de Educação Infantil se transformam num terceiro educador, sem ter unicamente no adulto a condução das ações. A partir do seu entendimento como uma perspectiva definida em diferentes dimensões: física, temporal, relacional e funcional, o espaço adquire uma dimensão educativa. O docente que valoriza a  seriedade da primeira infância trabalha com a metodologia lúdica, estudando os espaços para que carreguem muitos significados a quem participa.
Considerando que o trabalho com cantos não constitui somente a aprendizagem da criança e também do educador, o professor aprende que com a utilização dos espaços, os rumos da aprendizagem fica nas mãos das crianças e os docentes com a simultaneidade de propostas.
Ao pensarmos em construir um espaço para a criança, analisando que ele nunca é neutro, será estimulante ou limitador, devemos o aproximar cada vez mais de uma visão de casa, promovendo alternativas e atitudes de criação e mobilidade.
A equipe escolar deve perceber as potencialidades da criança em se relacionar com os espaços, e a mediação deve contribuir para que a criança possa aprender conceitos, testar hipóteses, detalhando aspectos ao interagir com o mundo concreto com o qual convivem.















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